A posição correta da sua antena de Wifi

21/07/2014 na Categoria Dicas
, com 0
Antenas do Roteador

Posição correta das antenas

Não tem como imaginar nossa vida sem “coisas” wireless. Quem viveu nos anos 90 deve lembra dos fios enroladinhos do telefone (aqueles que embolavam o tempo todo) e de como era ter que ficar preso ao aparelho para falar com alguém (sinistro né?!).

Além do telefone, diversas coisas foram perdendo o fio com a evolução da tecnologia, como caixas de som, impressoras, o rádio do carro e um monte de outros exemplos.

Quem imagina, hoje, ter que usar um notebook, ou a internet do seu celular ou tablet, tendo que ficar conectado, com um fio, a um modem, perto de uma linha telefônica?! Que bom que inventaram o roteador Wifi.

Aquele aparelhinho que lhe permite ficar no conforto do seu sofá, acessando suas redes sociais, ou jogando online com desconhecidos ou, seja lá o que você anda fazendo na internet.

Mas as antenas do seu roteador estão posicionadas corretamente?!

Um ex engenheiro da Apple, Alf Watt, escreveu um artigo em que dá algumas dicas sobre configuração de roteadores Wifi. Em uma dessas dicas ele informa que o melhor posicionamento para roteadores com duas antenas, é deixar uma na vertical e a outra na horizontal.

Segundo Alf, você maximiza a performance de recepção, quando a polarização do cliente e do access point estão combinadas (no mesmo plano).

Alguns receptores (notebooks, tablets, celulares, tvs, etc.) possuem sua antena posicionada na vertical, enquanto outros, na horizontal. Portanto, se você mantiver as duas antenas na vertical, equipamentos com antenas horizontais não estarão trabalhando com a melhor performance, deu para entender?!

Fora isso, algumas dicas podem lhe ajudar a tirar melhor proveito do seu roteador wifi:

1. Posicione-o, preferencialmente, no ponto central de onde irá utilizar. Como o sinal diminui com a distância, não vale a pena deixar o roteador num canto da casa, pois você terá outros cantos sem sinal.

2. Caso seja necessário, compre um repetidor de sinal. São aparelhos (alguns roteadores tem essa função) que repetem e amplificam o sinal. É o ideal se sua casa tem mais de um andar ou for muito grande.

3. Afaste o roteador de aparelhos como telefones sem fio e microondas, pois eles podem interferir no sinal.

4. Se o seu aparelho é antigo, pense em comprar outro pois as tecnologias mudam e seu notebook novo pode não estar “conversando” direito com seu roteador.

5. Se você tiver um pouco mais de conhecimento técnico, pode atualizar seu roteador. As empresas estão sempre atualizando os firmwares (software que gerencia o aparelho) dos aparelhos para melhorar a tecnologia (até onde o hardware permite), segurança e performance.

6. Ainda se você tiver conhecimento técnico, você pode trocar o canal de transmissão do roteador, fazendo isso, você faz com que o aparelho passe a operar em canais menos “poluídos”, ou seja, com menos interferência de outros aparelhos como microondas, telefones sem fio, roteadores vizinhos, entre outros.

Em todo o caso, leia o manual do seu roteador, assim você poderá tirar melhor proveito dele e parar de reclamar que a sua internet está lenta e caindo o tempo todo!

Adicionar comentário