A magia dos efeitos especiais

10/07/2014 na Categoria Geek
, com 0
Efeitos especiais Game of Thrones

Efeitos especiais com CGI em Game of Thrones

Calma que não é mais um post sobre Game of Thrones (apesar de ter assuntos sem fim)!! Hoje vamos falar sobre efeitos especiais.

Nas últimas duas décadas a tecnologia tem avançado a passos extremamente largos e com ela, tudo que a envolve, como a medicina, computação, as telecomunicações e a tv.

Não sei se isso acontece com vocês, mas hoje, quando vou ver um filme um pouco mais antigo (não precisa ser tão antigo não, coisa de 10 anos atrás), daqueles com um pouco mais de efeitos especiais, fico imaginando:

“Como é que quando eu assisti isso pela primeira vez, parecia tão mais real?!”

Pois é, a tecnologia dos efeitos especiais cresceu absurdamente, criando possibilidades antes inimagináveis.

Por outro lado, pense no “chroma key” (aquela técnica em que a cena é filmada com um fundo colorido que é preenchido digitalmente) e tente se colocar na cabeça de um diretor de cinema que hoje tem que visualizar a cena toda em sua mente, gravando com um fundo verde, com atores que também tem que se imaginar numa cena completa, mas que só será finalizada posteriormente!

O pessoal da Macklevision VFX studio, liberou um vídeo, que mostra a utilização de técnicas de CGI (computer generated imagery – imagens geradas por computador), em cenas da quarta temporada, para compor o mundo de Game of Thrones.

O que achou?! Muito sinistro né?! Muitas daquelas lindas paisagens e castelos que vemos são na verdade, apenas um campo verde, se muito.

Separei também abaixo, um vídeo sobre a evolução dos efeitos especiais, que mostra como as técnicas foram se aprimorando, desde truques com fotografias, time-lapse, utilização de cabos, maquetes, lentes especiais e por aí vai. Vale a pena conferir.

Adicionar comentário