Fondue – um guia completo para você

18/07/2014 na Categoria Receitas
, , , com 0
fondue guia completo

Fondue

Com esse friozinho a gente só tem vontade de ficar em baixo das cobertas e comer, né?! Bom, outra coisa que nós adoramos fazer nessa época de inverno, é comer um bom fondue (na verdade, a gente topa comer em qualquer época, até no verão)

Além de ser uma delícia, podemos reunir os amigos em volta da mesa (coisa que adoramos), ou simplesmente comer um fondue a dois, super romântico, ainda mais quando acompanhado de um bom vinho.

Para quem não conhece, o fondue é um prato suiço, originalmente feito somente com queijo e vinho, aquecido em uma panela em cima de um rechaud. Hoje encontramos uma variedade enorme de receitas e acompanhamentos para o fondue.

Nós gostamos da chamada “sequencia de fondue”, na qual são servidos um fondue de queijo, em seguida, um fondue de carne por fim um fondue de chocolate (na verdade nós aproveitamos o fondue de carne e o de queijo ao mesmo tempo, coisa de pobre faminto, rsrsrs).

Abaixo, falaremos um pouco sobre as panelas, as nossas receitas preferidas de fondue e alguns acompanhamentos, aproveite.

Panelas para fondue

Você pode encontrar diversas panelas de fondue no mercado, por isso vamos tentar lhe ajudar na escolha.

Para os fondues de queijo e chocolate, prefira as panelas de vidro ou cerâmica, pois elas ajudam a evitar que o queijo ou chocolate, queimem no fundo, além disso, algumas vem com uma chapa que ajuda a difundir o calor no fundo da panela, evitando que queime no ponto da chama.

Para o fondue de carne, utiliza panelas de aço inox ou esmaltadas, elas ajudam a transferir melhor o calor da chama para o óleo ou caldo, dentro da panela, evitando que você fique com uma carne crua e empapada.

Para o rechaud, se for utilizar álcool, que seja álcool 70% ou melhor, 90%, nem tente o 45% que ele nem acende! Mas você também encontra pastilha para rechaud, ou para acender churrasqueira e gel para os mesmos fins, que é o que nós geralmente usamos aqui em casa.

Vale lembrar que não é uma ciência exata, você pode fazer fondue até na panela de pressão se tiver boa vontade!! :)

fondue queijo

Fondue de queijo

Fondue de Queijo

Para o fondue de queijo, seremos bem sinceros, nós utilizamos aquelas caixinhas prontas de fondue de queijo que você encontra nos supermercados, só adicionamos um pouco de vinho branco para dar mais sabor ao queijo.

Mas para o bem da humanidade, segue abaixo uma receita de fondue de queijo:

Ingredientes:

– 300g de queijo emmental
– 300g de queijo gruyère
– 200ml de vinho branco
– 1 dente de alho
– 1 colher de amido de milho
– sal, pimenta e noz-moscada a gosto

Modo de preparo:

Esfregue o alho no fundo e na lateral da panela
Misture o amido de milho com o vinho e aqueça
Rale os queijos e adicione no vinho
Tempere e mexa em fogo baixo até engrossar
Transfira a panela para o rechaud e pronto

Para acompanhar o fondue de queijo, além de fatias de pão, você pode utilizar couve-flor, batata bolinha e cebola pirulito. Quer uma ideia de preparo:

Batatas bolinha e Cebolas pirulito

Coloque em uma travessa, as batatas, as cebolas e alguns dentes de alho inteiros
Jogue sal e alecrim por cima
Dê uma boa regada com azeite (até chegar à metade dos ingredientes na travessa)
Leve ao forno, regando os ingredientes com o azeite da travessa de vez em quando
Estará pronto quando ao espetar um garfo ou uma faca, as batatas estejam molinhas.
Você pode servir direto na travessa.

Para a couve-flor:

Corte-a em  “bouquets” pequenos
Coloque em uma panela com água fervente
Deixe cozinhar por 5 min e apague o fogo
Com a panela tampada, deixe-a cozinhando, com fogo apagado, por mais 10 min, queremos que ela fique “al dente” e não completamente cozida
Quando as batatas e cebolas já estiverem quase prontas, junte a couve-flor para ela pegar o gostinho da mistura.

fondue carne

Fondue de carne

Fondue de Carne

O fondue de carne pode ser bem simples ou mais saudável, eu explico. Você pode preparar o fondue de carne de duas maneiras, fritando em óleo – nesse caso, vão todas as calorias que o urso precisa para hibernar no inverno – ou cozinhando em um consomê – o coração agradece.

Pode deixar que a gente ensina os dois jeitos de preparo:

Preparado com óleo:

Corte as carnes em cubos não tão pequenos, pois ela dá uma encolhida ao fritar, nem tão grande que você tenha que ficar esperando um tempão ela fritar.

Esfregue um dente de alho no fundo e laterais da panela – se quiser, pode deixar esse dente dentro da panela depois
Despeje, na panela de fondue, o óleo de sua preferência, até uns 3 a 4 dedos.
Leve a panela para o fogão, até que o óleo esteja bem quente
Transfira a panela para o rechaud e pode começar a festa

Preparado em consomê:

Para o preparo em consomê, corte a carne em fatias pequenas, pois como ela será cozida, se você fizer em cubos elas ficarão crus por dentro e demorarão um século para ficarem prontas.

Numa panela, refogue com um fio de azeite, uma cebola cortada em quatro e dois dentes de alho
Quando estiverem dourados, adicione uma garrafa de vinho tinto seco (baratinho), e um tablete de caldo de carne
Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe por mais 5 min
Transfira o vinho aromatizado para a panela de fondue, retirando os sólidos
Leve a panela para o rechaud e só!

Se você quiser refinar o consomê, pode acrescentar ao refogado, uma cenoura cortada em quatro, um talo de salsão cortado em quatro, meia colher de gengibre ralado, 2 cravos da índia, uma canela em pau e pimenta do reino ralada à gosto.

As carnes que irá utilizar, é você quem escolhe, mas prefira sempre cortes nobres. Algumas sugestões são: filé mignon bovino, filé mignon suino, peito de frango, javali, etc. use sua imaginação!

Para acompanhar, nós gostamos de fatias de pão e molhinhos, além, de como já dissemos, do fondue de queijo – nada melhor que você colocar a carne no pão e um pouquinho de queijo derretido em cima!

Os molhinhos, nós compramos quase todos no supermercado mesmo (já disse que somos preguiçosos?!). Aqueles molhos para salada, tipo molho parmesão ou molho caseiro são ideais. Mas uma coisa que não abrimos mão é de um alhinho frito na manteiga – pode confiar, fica divino!

Há quem diga que a pedida padrão ao fondue de carne é uma batata rostie para acompanhar – aqui em casa nós nunca combinamos os dois, mas já comemos em restaurantes e a dupla realmente fica boa. Se vocês quiserem, depois eu passo uma receita de batata rostie.

Alinho frito na manteiga

Pique umas duas ou três cabeças de alho – não use espremedor para não perder a textura, prefira cortar com uma faca mesmo, tenha paciência.
Numa panela, coloque um tablete de manteiga (não é margarina)
Junte o alho picado e vá mexendo até ele começar a dourar – não deixe ele ficar completamente dourado pois o calor residual da manteiga vai continuar fritando o alho e ele pode queimar
Transfira para um potinho e leve à mesa

Se você tiver com muita preguiça mesmo, pode utilizar aqueles alhos de potinho, que já vem picados – volto a ressaltar que não terá a mesma textura do alho cortado à faca.

fondue chocolate

Fondue de chocolate

Fondue de Chocolate

Depois de um jantar requintado, farto e delicioso, nada melhor que fechar com chave de ouro né?! Chocolate!!

Para acompanhar o fondue de chocolate, você pode utilizar frutas como banana, morango, manga, uva. Nós gostamos de apimentar a brincadeira com brownie de chocolate – nunca é de mais – ou bolo pronto mesmo, mas o acompanhamento ideal que nós adoramos é biscoito champagne – vai fundo, pode confiar!

Ingredientes:

– 1 tabletes de chocolate meio amargo
– 2 tablete de chocolate ao leite
– 1 lata de creme de leite sem soro (pode ser uma caixinha)

Modo de preparo:

Pique os chocolates – ou separe os quadradinhos quebrando a barra dentro da embalagem mesmo
Leve a panela de fondue para o fogão
Junte o creme de leite com os chocolates e mexa até derreterem por completo
É só levar para o rechaud e se lambuzar!

Se você preferir, pode inverter as barras de chocolate e utilizar 2 do meio amargo e 1 do ao leite.

E é isso pessoal, aproveite que o fim de semana tá chegando, dê uma passadinha no mercado para comprar os ingredientes e mãos à obra.

Mas se você não está a fim de preparar em casa, você pode sempre recorrer a  um restaurante. Aqui no Rio de Janeiro, nós gostamos de ir no festival de fondue do Otto (é uma boa pedida para o dia dos namorados). Se você não é do Rio, procure um restaurante perto de você.

Esperamos que tenham gostado. Se tiverem dúvidas, sugestões ou correções, é só deixar nos comentários.

Todas as imagens foram retiradas da internet.

Adicionar comentário